Construção lidera abertura de vagas na indústria até novembro, aponta FIERN 

 

Embora mais desaquecida em novembro, a Construção liderou a abertura de vagas no balanço dos primeiros 11 meses do ano. O desempenho do setor continuou impactando positivamente a cadeia de insumos correlatos, como de produtos de minerais não metálicos (pré-moldados de concreto, cerâmica, cimento e argamassas) e extração de agregados (pedra, areia e argilas). Outras atividades também se destacaram praticamente ao longo de todo o ano, como a Fabricação de alimentos de produtos diversos e a Confecção do vestuário e de acessórios. 

 

Em termos de atividades individualizadas, dos três subsetores da Construção, dois assinalaram saldos positivos em novembro, somando +124 vagas. As Obras de Infraestrutura (+90 vagas), foram o principal destaque do mês, com Obras para geração e distribuição de energia elétrica e Construção de rodovias; ainda na cadeia da Construção, os Serviços especializados para construção ficou na 7ª posição (+34), com Obras de acabamento, Instalações elétricas e hidráulicas e Demolição e preparação de terreno. Os Produtos de metal ficaram em 2ª posição (+50), com a Fabricação de ferramentas e serviços de tratamento e revestimento de metais e a Usinagem e solda. 

 

A Extração de produtos de minerais não-metálicos assumiu a 3ª posição (+46), com Extração de pedra, areia e argilas e Extração de Sal marinho. A Confecção de artigos do vestuário e acessórios ficou em 4ª posição (+45) e a Fabricação de produtos de minerais não metálicos em 5ª, com os Produtos cerâmicos não-refratários para construção. Os Alimentos, em 6ª (+36), sobressaíram com a Panificação e as Conservas de frutas (castanhas). 

 

De janeiro a novembro, a indústria potiguar registrou saldo de +11.468 vagas abertas, com aumento de 9,71% no total de empregados relativamente ao estoque existente no início do ano. A Construção Civil proporcionou +6.248 vagas (16,67%) no período e a 4 Indústria Geral +5.220 (6,48%) (sendo, +4.404 na Transformação; +415 nos serviços de Águas, esgotos e gestão de resíduos; +406 nas Extrativas -5 em Eletricidade e gás). 

 

No que diz respeito aos desempenhos individualizados, o ranking dos 11 meses é praticamente o mesmo dos primeiros 10 meses, registrado no sumário anterior, variando apenas os volumes de vagas geradas. A Construção de edifícios sustentou a liderança das contratações (+2.563), contando, para tanto, com o reforço das Obras de infraestrutura (+2.416), na 2ª posição, e dos Serviços Especializados para construção (+1.269) na 5ª. Na 3ª posição, os Alimentos (+1.503) se distinguiram com contratações para manufaturas diversas, como Panificação, Conservas de frutas (castanhas), Produtos de carne, Laticínios, Preservação de pescados, Derivados de cacau e confeitos, Massas alimentícias, etc. 

 

A Confecção do vestuário e de acessórios se ressaltou na 4ª posição (+1.348); a Fabricação de produtos de minerais não-metálicos na 6ª (+763), com Blocos pré-moldados de concreto armado (destinados à construção de torres de geração eólica) e, em volumes mais modestos, de outros insumos para Construção, como Produtos cerâmicos, seguidos de Cimento, Argamassas, etc. Vale, também, ressaltar as contratações para a Extração de minerais não-metálicos (+406), com o Sal marinho, além de agregados para Construção. A Coleta e recuperação de resíduos ficou em 7ª posição (+315); e a Fabricação de produtos de metal em 8ª (+285).  

 

Na passagem de outubro para novembro de 2024, o total de empregados da indústria do Rio Grande do Norte vinculados à CLT aumentou de 129.417 para 129.524. Em novembro de 2023, o estoque correspondia a 119.929 pessoas.

 

Desempenho em novembro de 2024

 

Em novembro, a movimentação do emprego com carteira assinada no Rio Grande do Norte registrou saldo de +2.361 vagas, resultantes da diferença entre +18.613 admissões e -16.252 desligamentos, de acordo com a estimativa do Novo CAGED. Com este balanço, o estoque (total) de trabalhadores vinculados à CLT cresceu 0,44% para 538.780 pessoas. Em comparação com o mês anterior, foram geradas -510 vagas e diferença de 845 ante o saldo de novembro de 2023. 

 

Confira a publicação completa sobre o Novo CAGED em: tinyurl.com/4793yae4 

The post Construção lidera abertura de vagas na indústria até novembro, aponta FIERN  appeared first on FIERN.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.