33 ex-BBBs já disputaram eleições; só 2 foram eleitos

Começa nesta 2ª feira (13.jan.2025) a 25ª edição do Big Brother Brasil, reality show da TV Globo. Muitos participantes aproveitam a exposição do programa para tentar concorrer a cargos públicos. No entanto, a maioria acabou não tendo êxito.

De todas as 24 edições anteriores, ao menos 33 ex-participantes disputaram eleições gerais ou municipais. Do total, apenas 2 tiveram êxito: o vencedor do BBB 5, Jean Wyllys (PT-RJ), e o participante da 15ª edição Adrilles Jorge (União Brasil-SP). O levantamento do Poder360 considerou apenas os postulantes que chegaram à reta final do pleito.

Jean Wyllys conseguiu se eleger deputado federal pelo Rio de Janeiro por 3 mandatos: 2010, 2014 e 2018. Em 2019, o congressista abandonou o cargo, afirmando ter sofrido ameaças de morte.

Já Adrilles concorreu em 2022 a deputado federal por São Paulo e, em 2024, a vereador da capital paulista. Conseguiu se eleger apenas no último pleito. Antes de assumir o gabinete em 1º de janeiro, Adrilles foi surpreendido pela atitude da ex-vereadora de São Paulo Janaína Lima (PP), que levou para casa a pia e o vaso sanitário presentes no banheiro do gabinete destinado ao ex-BBB. 

ELEIÇÕES 2024

Adrilles não foi o único a concorrer nas eleições municipais de 2024. Apesar de ter sido o único que foi eleito, outros nomes também tentaram uma vaga nas Câmaras Municipais.

O ator Babu Santana concorreu ao cargo de vereador do Rio de Janeiro pelo Psol nas últimas eleições. O participante da 20ª edição recebeu apenas 5.305 votos. 

A campeã do Big Brother Brasil 6, Mara Viana (PSDB-BA), também participou das eleições, concorrendo ao cargo de vice-prefeita de Porto Seguro (BA), na chapa de Luigi Rotunno (PSDB-BA). Ficaram em 3º lugar com 12.031 votos.

Além de Mara e Jean Wyllys, outros 6 campeões do BBB também completam a lista de ex-candidatos. Leia todos os nomes no infográfico abaixo:

8 DE JANEIRO

Apesar de não ter sido eleito, o participante da 1ª edição Adriano Castro chamou a atenção no meio político por outro motivo.

Conhecido popularmente como Didi Red Pill, o ex-BBB participou nos atos extremistas do 8 de Janeiro. O youtuber fez uma live em seu canal no durante a invasão à Praça dos Três Poderes.

Também participou do acampamento em frente ao Quartel do Exército na Bahia, montado por eleitores que eram contra o resultado das eleições de 2022.

Didi Rede Pill se candidatou a vereador de Salvador (BA) pelo Democratas nas eleições municipais de 2008.


Leia mais: 

  • De Babu a Zilu, conheça 28 famosos que disputarão as eleições;
  • Candidatos famosos patinam e só 5 de 28 são eleitos.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.