Psol pede anulação da nomeação a secretário de ex-PRF preso

A deputada federal Luciene Calvante (Psol-SP) acionou nesta 6ª feira (10.set.2025) a PGR (Procuradoria Geral da República) pedindo a suspensão da nomeação do ex-diretor-geral da PRF (Polícia Rodoviária Federal) Silvinei Vasques para o cargo de secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de São José (SC).

Na representação, a congressista também solicita a anulação de cargos públicos de todos os envolvidos em atos extremistas nas eleições de 2022 ou no 8 de Janeiro. Eis a íntegra (PDF – 193 kB).

Vasques foi nomeado na 2ª feira (6.jan) pelo prefeito Orvino Coelho Ávila (PSD), reeleito em 2024. Ele irá receber um salário bruto de R$ 18.477, conforme o Portal da Transparência.

Luciene pede que o ex-diretor-geral da PRF deixe o cargo para evitar o cometimento de infrações penais. Ela lembra que Vasques se tornou réu por usar sua antiga função para benefício pessoal.

Vasques foi preso em 2023 por realizar operações no Nordeste que supostamente impediram que eleitores votassem no 2º turno das eleições de 2022. Na época, ele utilizou as redes sociais para pedir votos ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em agosto de 2024, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes concedeu liberdade ao ex-agente, com a utilização de tornozeleira eletrônica.

O Poder360 procurou a Prefeitura de São José e a defesa de Silvinei para perguntar se gostariam de se manifestar sobre a representação, mas não obteve resposta. O espaço segue aberto.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.