Leia a íntegra do discurso de Janja no ato do 8 de Janeiro

A primeira-dama Janja Lula da Silva discursou nesta 4ª feira (8.jan.2025) em cerimônia com 4 atos no Palácio do Planalto e na Praça dos Três Poderes, pelos 2 anos do 8 de Janeiro, quando extremistas depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília.

No discurso, Janja disse que o ato é uma forma de celebrar e reforçar a democracia, além de entregar ao povo brasileiro o patrimônio inteiramente restaurado. Segundo ela, foi a “a vontade do povo brasileiro de lutar pelas liberdades democráticas” que impediu uma instauração de um golpe de Estado em 2023. Eis a íntegra (PDF – 68,8 KB).

“Dois anos se passaram depois do terrível dia em que os nossos olhos se negavam a acreditar no que estavam assistindo. No dia primeiro de janeiro de 2023, vivíamos um momento histórico de esperança e de novos tempos.

“Vibrávamos que o amor tinha vencido o ódio. Uma semana depois, o ódio ocupou esse espaço tentando sufocar a esperança. Mas eles não conseguiram e, hoje, estamos aqui. Dois anos após a tentativa de destruição da nossa democracia e dos prédios que simbolizam os poderes da República, estamos aqui não para lamentar, muito menos para esquecer. Estamos aqui para celebrar e reforçar a democracia e para entregar ao povo brasileiro seu patrimônio inteiramente restaurado”, declarou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.